Improvement is essential

(O aperfeiçoamento é indispensável)

Esta frase, de 1823, faz parte da declaração oficial de conciliamento de conceitos e procedimentos, da recém formada Grande Loja Unida da Inglaterra e representa, até hoje, a verdadeira essência do movimento cultural e transformador que a Livre-Maçonaria proporciona à todos os seus membros, no mundo todo.
Aperfeiçoar-se é algo muito maior do que simplesmente instruir-se e estudar.  

Mas, como aperfeiçoar a minha educação maçônica?

Livres e Aceitos

    O encanto da Livre-Maçonaria são os ideais e princípios que nos inspiram em manter um caráter elevado e uma boa conduta, através de ideias ensinadas e aprendidas desde tempos imemoriais.


     As cerimônias reavivam as ideias elevadas, sistematicamente, e relembram os compromissos que assumimos, voluntariamente, de colocar em prática certos princípios éticos e morais na nossa vida pública e privada.

     Os rituais e as instruções nos conduzem até a porta do conhecimento mas cada um deve abrí-la para si mesmo. Feito isso, a educação maçônica se torna uma extensão do ritual e uma ajuda indispensável para responder a questão filosófica:

"Como um homem bom deve viver para se tornar melhor?"

    O recurso mais importante é a troca de conhecimento porque a tarefa da educação maçônica não é simplesmente ensinar mas também encorajar a aprender.

    Dedicar-se ao conhecimento maçônico com a mente aberta, é tornar-se um estudante sobre como viver como alguém que valoriza a vida e busca o sublime nas coisas comuns. É uma jornada de autoconhecimento - única para cada indivíduo - e um esforço genuíno em transformar a própria pedra bruta na pedra perfeita para a construção simbólica do edifício social da humanidade.


Qual o propósito desta Biblioteca Digital? 
Tem algo diferente para oferecer?
 

Nossa missão não é apenas trazer conteúdos novos e abordagens alternativas para os temas tradicionais, mas fugir um pouco do foco exclusivamente esotérico/exotérico e possibilitar uma perspectiva didática mais facilmente compreensível, mostrando que os propósitos da Livre-Maçonaria não são impossíveis de serem alcançados por homens comuns.

Irmãos das Lojas que praticam os rituais York, Emulação e Simbólico Escocês (que está dentro do grupo denominado MLAA ou MALA) precisam garimpar pacientemente o que está disponível nos grupos de estudos para conseguirem alguma literatura, em língua portuguesa e menos "escocisada", que ajude a compreender a vertente do Amor Fraternal, Amparo e Verdade. Isto limita, inclusive, a possibilidade de fazermos escolhas, comparações, e aprendermos mais ainda, com o contraste entre as vertentes, ritos e rituais. É principalmente para estes irmãos que este projeto está sendo desenvolvido mas temos certeza que os irmãos da vertente da Liberdade, Igualdade e Fraternidade também terão muito para ler e aproveitar. 

Autores como Harry Carr, William Preston, Carl Harry Claudy, Andrew Somervile MacBride, Joseph Fort Newton e muitos outros, são praticamente desconhecidos entre os maçons brasileiros e raramente citados como fontes de pesquisa ou como autores de trabalhos lidos em Loja. O motivo? A maioria desses irmãos/autores escreveram ou escrevem muitos artigos, o que dificulta um pouco para as editoras brasileiras, acostumadas à comercializar livros, porque é nos livros que os irmãos brasileiros estão acostumados a buscar conteúdo. Nós garimpamos artigos e publicações diariamente, mas não deixamos de buscar livros e obras de valor histórico para todos os ritos e rituais, a fim de disponibilizar para os irmãos.

Bons motivos para se tornar um leitor:

Artigos de pesquisa e
conteúdo internacional

Acessível a qualquer hora e lugar

Fácil de ler no celular sem baixar arquivos

Atualizações diárias
com revisão periódica

Pesquisas
Fácil e Simples

Facilitamos um sistema de buscas que separa artigos curtos, de 1 até 6 páginas, para serem lidos em Loja de Aprendiz, Companheiro e Mestre, que podem ser acessados com um clique e que recebem novas publicações frequentemente.
Permita-se observar o simbolismo de muitas formas possíveis.
Ritos e rituais são o resultado de compilações de costumes, sugestões de interpretações, dinâmicas didáticas e muita imaginação.
Nenhum anjo desceu dos céus com um exemplar encadernado do ritual, escrito na língua da nossa preferência e entregou nas mãos de algum profeta da maçonaria para que ele submetesse a sua Loja e a sua Potência a esta verdade absoluta.
 Tudo o que temos hoje, um dia não existia e, portanto, tudo é fruto da criatividade humana. A evolução do pensamento maçônico, exige uma mente aberta e a vontade de enxergar os vastos horizontes que a instituição nos permite explorar. Aventure-se!    

Manuscrito Régio

Esta Biblioteca Digital é o resultado de TEMPO + TRABALHO + DINHEIRO, investidos nas pesquisas, traduções, programação e contratação de um Data Center para hospedar todo o conteúdo. O que estamos oferecendo é a publicação de traduções e artigos, em português e na língua original, produzidos por irmãos maçons regulares e sérios, além de alguns artigos de nossa autoria. As traduções são adaptadas para expressões comuns da maçonaria brasileira, com observações, exemplos e metáforas que ajudam na compreensão da mensagem e do contexto.
Todo o material que ainda se encontra em sua linguagem original, está sendo traduzido para o português e será brevemente publicado. Damos como exemplo, o famoso e indispensável Manuscrito Régio, que foi traduzido mantendo a forma de versos rimados e já está disponível para leitura, além dos outros 34 documentos que compõem o conjunto das Old Charges ou Estatutos da Ordem (Acervo) catalogados em ordem cronológica.
Para ter acesso a fonte de muitas dessas publicações e bibliotecas virtuais, é necessário investimento na aquisição de obras, assinaturas, muitas delas pagas em dólares, euros e libras (clique e veja o site Emeth que é um exemplo disso).
Algumas fontes só permitem acesso após provas consistentes de regularidade e capacidade de compreensão, como é o caso do sistema Solomon, da Grande Loja Unida da Inglaterra, enquanto outras exigem a construção de um longo relacionamento com irmãos de todas as partes do mundo, até que as portas se abram.
Todos sabemos que "não existe almoço grátis", no entanto, milhares de conteúdos são distribuídos gratuitamente, todos os dias, pela internet. Acredite: alguém paga por eles. E quando o produto é de graça, não se engane, na verdade, o produto É VOCÊ!

Por que não optar por um sistema de monetização tipo Blog ou YouTube?
Porque a ideia é manter uma certa discrição. Este trabalho não busca colecionar visualizações ou reconhecimento popular, mas uma gratificação por mérito e resultado. Também, porque acreditamos que conteúdos significativos da maçonaria não devem ser expostos para um público onde a quantidade prevalece sobre a qualidade. A maçonaria é uma instituição para pessoas diferenciadas e nos parece muito coerente que ela continue exatamente assim.

Fale Conosco

© Copyright 2025 Livres&Aceitos

This website was built with Mobirise